:: Memorial ::
busca
Home Notícias Newsletter Sala de Imprensa Fale Conosco    
 
Janela para AL
Arquivo


 
Entenda o que é o São Paulo Polo de Arte Contemporânea



As 30 principais instituições culturais de SP criam o São Paulo Polo de Arte Contemporânea

A Fundação Memorial da América Latina faz parte de um movimento inédito em São Paulo, que certamente muito vai contribuir para a difusão cultural brasileira. Respondendo à  iniciativa da Fundação Bienal de São Paulo, as 28 mais representativas instituições culturais da cidade se reuniram e formaram o São Paulo Polo de Arte Contemporânea. Partindo do princípio que a atividade artística é essencial para a construção da cidadania. O Memorial e mais 27 centros culturais paulistas decidiram coordenar suas atividades e calendários culturais em prol de programações conjuntas, especialmente no período da Bienal de São Paulo, talvez o mais importante evento artístico da cidade.

Como forma de garantir o sucesso dessa iniciativa pioneira, a Bienal de São Paulo criou a Revista Polo de Arte, um espaço para divulgar e analisar as diversas exposições e atividades culturais da cidade, bem como promover a programação articulada dessa rede de instituições. Outra iniciativa é a formação continuada, com apoio cruzado, dos setores educativos das 28 instituições. Assim é que o Memorial recebeu os monitores e outros profissionais da próxima Bienal e lhes apresentou uma palestra sobre a expressão cultural latino-americana, com ênfase nas civilizações pré-colombianas, além da visita guiada. Também está no prelo uma publicação sobre os serviços educativos prestados pelas várias instituições.

A maior ação coordenada do Polo está sendo realizada durante a 29ª Bienal Internacional de São Paulo, entre 25 de setembro e 12 dezembro, quando os centros culturais têm suas atividades alinhadas ao mote central da mostra: a relação entre arte e política. É o auge de um esforço coletivo das instituições do Polo para firmar a cidade de São Paulo como um centro cultural de amplo impacto no meio artístico, na indústria do lazer e turismo e no setor educativo.

A criação dessa rede respeita e inclui a diversidade das instituições culturais participantes, alguns delas voltados à linguagens artísticas muito específicas, entendendo que a diversidade e, mais que isso, a relação entre elas, é um dos aspectos essenciais da produção artística contemporânea.

Faz parte da missão do Polo promover seminários, ações educativas e outras atividades culturais que aprofundem os debates acerca da arte contemporânea e afirmem sua importância como parte da vida cultural da cidade. As instituições participantes compreendem que a natureza transformadora da arte está justamente na sua capacidade de incidir na formação dos cidadãos, nomeadamente os jovens, ampliando sua sensibilidade e formas de expressão.

Além da Fundação Memorial da América Latina, as seguintes instituições fazem parte do São Paulo Polo de Arte Contemporânea, arranjo que teve e tem a iniciativa e a coordenação da Fundação Bienal de São Paulo:

Associação Videobrasil
Caixa Cultural
Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural da Espanha em São Paulo
Centro Cultural São Paulo
Centro da Cultura Judaica - Casa de Cultura de Israel
Centro Universitário Maria Antonia
Cinemateca Brasileira
Cultura Inglesa
Centro Cultural FIESP
Fundação Bienal de São Paulo
Instituto Cervantes
Instituto de Arte Contemporânea
Instituto Moreira Salles
Instituto Tomie Ohtake
Itaú Cultural 
Mube
Museu Afro Brasil
Museu da Cidade de São Paulo
Museu da Imagem e do Som
Museu de Arte Brasileira da FAAP
Museu de Arte Contemporânea da USP-MAC
Museu de Arte de São Paulo-MASP
Museu de Arte Moderna-MAM
Museu Lasar Segall
Paço das Artes
Pinacoteca do Estado
SESC





























Fonte: Departamento de Comunicação Social


 

5o Festival Latino-Americano de Cinema de S?o Paulo

Revista Nossa América

O Impacto do Microcréditol

Biblioteca Virtual

Memorial no Twitter

Memorial Twitter

Memorial Facebook

Cursos

Cátedra Memorial da América Latina

III Festival Ibero-americano de Teatro

Memorial Twitter

   
2005 - Memorial da America Latina - Todos os direitos reservados | Como chegar |Horário